Glúten realmente é um vilão?

Indo sem glúten é a última moda destes dias. É a dieta de escolha para estrelas de Hollywood e preocupados com a saúde da mesma forma; corredores do supermercado são repletos de produtos divulgando sua falta de proteína elástica. Mas para muitas pessoas, com estilo de vida sem glúten pode fazer mais mal do que bem.

O que é Glúten afinal?

O glúten é uma pegajosa, proteína elástica encontrada em grãos como trigo, cevada, aveia, e centeio. Formado durante o processo de amassar, as cadeias de glúten criam uma matriz de armadilha de bolhas de dióxido de carbono produzido pela levedura de fermentação. Isto dá pão sua maciez, massa de pizza a sua elasticidade, e atua como um agente espessante em dezenas de produtos a partir de molho de salada de molho de soja. Mesmo a cerveja contém uma quantidade razoável.

O glúten é uma adição relativamente nova para a dieta humana. Para uma grande parte da evolução de nossa espécie, os seres humanos subsistiram principalmente em proteína animal complementado com frutas, legumes, nozes e sementes. Não era até o início do Neolítico ,a agricultura foi em torno de 9500 aC, e a transição para que começaram a consumir carboidratos e glúten na forma de grãos. Em termos evolutivos, podemos muito bem ter começado ontem. Mesma forma que os dentes continuam construídos para rasgar a carne e plantas, em vez de farinha processada, o nosso sistema digestivo ainda não é totalmente adaptado para lidar adequadamente carboidratos complexos (o mesmo vale para leite bovino - lactose) e não tem a capacidade de quebrar até ao fim as moléculas de glúten em seus aminoácidos componentes.

Para a maioria das pessoas, isso não é grande coisa. Mesmo que o corpo não processa totalmente o glúten ou lactose, nenhum mal veem dele e não é o pior para uso. Porém para um em sete americanos que sofre de uma sensibilidade ao de glúten, consumir, pode levar a problemas intestinais severos.

E mesmo que o desconforto é um passeio no parque, em comparação com o que acontece quando alguém que sofre de doença celíaca, - intolerância ao glúten-come o material. Para eles, qualquer quantidade da proteína irá desencadear uma resposta auto-imune massiva no intestino como defesas de ataque do gliadina do corpo, uma glicoproteína encontrada no glúten. Infelizmente, essa resposta também danifica as vilosidades do intestino delgado (vilosidades são as minúsculas estruturas que absorvem nutrientes de digestão dos alimentos) que, se não tratada, pode resultar em sintomas que vão desde diarréia, inchaço e dor abdominal para a síndrome do intestino irritável (SII ), úlceras intestinais, câncer intestinal, e uma série de deficiências nutricionais.



Uma vez considerada como uma doença rara que atinge digestiva talvez 1 em 10.000 pessoas em todo o mundo, a doença celíaca é agora considerada uma das doenças genéticas mais comuns no mundo ocidental pelo Centro de Pesquisa Celíaca Doenças da Universidade de Maryland. 

Coreana fica dois anos sem tirar maquiagem

Para os que leram o experimento feito pela jornalista durante um mês sem tirara a maquiagem. Aqui consta uma situação quando se fica a longo prazo.

Os médicos recomendam às mulheres remover a maquiagem toda noite antes de dormir, a fim de evitar danos à sua pele, mas uma jovem sul-coreana desobedeceu, e muito!, esses conselhos. Ela escolheu usar sua maquiagem em tempo integral durante os últimos dois anos.

16 cavernas que parecem saídas da nossa imaginação

Essas cavernas impressionantes não fazem parte de um mundo de contos de fadas ou algum filme de terror. Elas podem ser encontrados em alguns dos lugares mais remotos do mundo, na Ásia, América do Norte e Europa, e ganharam formas inusitadas e belas principalmente ao interagirem por eras com a água.
Algumas destas cavernas se formam quando a água escoa para baixo através de fendas na rocha calcária. A rocha calcária se dissolve pouco a pouco, formando aberturas. Durante milhões de anos, essas aberturas, e o calcário deixado pelas gotas de água, podem formar as majestosas grutas que você vê aqui.

Piercing na língua é capaz de controlar cadeira de rodas



Cientistas nos Estados Unidos descobriram uma forma de fazer com que pessoas possam controlar cadeiras de rodas e computadores usando um piercing na língua. 

A descoberta pode ajudar a dar mais independência a pessoas com paralisia. O movimento de um pequeno ímã dentro de um piercing é detectado por sensores e convertido em impulsos eletrônicos, que podem controlar uma série de aparelhos.

A equipe de cientistas disse que está explorando a "destreza incrível" da língua. A pesquisa foi publicada na revista científica Science Translational Medicine

A equipe da Georgia Institute of Technology percebeu que, devido à grande flexibilidade da língua, um piercing no órgão pode servir para propósitos bem mais ambiciosos do que o meramente decorativo. 

Games 'ativos' ajudam a controlar diabetes, diz estudo

 
Um teste clínico indicou que jogar jogos de computador que requerem movimento pode ajudar pessoas com diabetes tipo 2 a controlar melhor o nível de açúcar no sangue.

Pesquisadores alemães recrutaram 220 pacientes diabéticos para o estudo e pediu que metade deles usassem o jogo de Nintendo Wii Fit Plus.

Os jogadores não só perderam peso como também conseguiram diminuir os níveis de glicose. Quando o outro grupo passou a jogar o Wii Fit eles apresentaram benefícios bastante similares, segundo a publicação científica BMC Endocrine Disorder

Especialistas disseram que qualquer forma de exercício pode ser benéfica, mas reforçou que algumas atividades oferecem maiores benefícios que outras.

Excesso de vitaminas pode gerar risco para a saúde


Milhões de pessoas no mundo todo tomam suplementos de vitaminas. Mas, segundo o médico britânico Chris van Tulleken, muitas vezes esta prática é um desperdício de dinheiro e pode colocar a saúde em risco.

Em novembro de 1912 três homens e 16 cães saíram de uma base remota na Antártica para explorar uma área que cobria centenas de quilômetros. Três meses depois, apenas um dos homens voltou.

A pele de Douglas Mawson estava descascando, o cabelo caindo, ele tinha perdido quase metade de seu peso corporal.

Depois de um mês do início da viagem, um membro da equipe caiu em uma fenda, levando junto uma barraca, a maior parte dos suprimentos e seis cães. Nunca mais foram vistos. Mawson e o outro explorador, Xavier Mertz, decidiram voltar para a base se alimentando dos cães que sobraram.

Alteração de dieta muda o microbioma intestinal rapidamente

Enterococcus faecalis
Você é o que você come, e as bactérias que vivem em seu intestino também são.

Microbiólogos já sabem há algum tempo que dietas diferentes criam floras intestinais diferentes, mas pesquisas anteriores se concentraram em ratos em vez de humanos, deixando incerta a verdadeira relação entre nossos alimentos e as bactérias em nosso estômago.

Um novo estudo, publicado na Nature em 11 de dezembro, indica que essas mudanças podem acontecer de maneira incrivelmente rápida no intestino humano – dentro de três ou quatro dias após uma grande mudança no que você come.

Qual a diferença entre leite de vaca, de cabra e de soja?

Tecnicamente, o leite é a secreção da glândula mamária nas fêmeas dos mamíferos, mas também chamamos de “leite” o produto obtido com alguns vegetais, como soja, arroz, batata, e amêndoas.
Cada leite tem sua vantagem, e também suas desvantagens. Considerando os componentes mais importantes, como lactose, cálcio, colesterol e gordura, vejamos qual o ponto forte e fraco de cada tipo de leite.

Criada “capa da invisibilidade” contra os mosquitos


Uma vitória foi obtida na luta contra os mosquitos e as doenças que eles transmitem: uma substância que desabilita a capacidade do mosquito de perceber os humanos pelo cheiro foi descoberta.

O mosquito tem três maneiras de encontrar suas vítimas, sendo a mais forte a atração pelo dióxido de carbono, CO2, que o mosquito percebe a distâncias de até 20 ou, em alguns casos, 30 metros.

Agradecimentos



Boa Noite,

Houve uma postagem de uma curiosidade por nosso Gato Félix, conforme consta neste link, porém enquanto estava sendo redigido houve um erro que foi prontamente percebido pelo leitor José Luiz, onde pedimos desculpas pela demora em dar a devida resposta e agradecemos imensamente pela participação do mesmo e já foi providenciado a devida correção. Agradecemos a todas as contribuições que serão sempre bem vindas.

Atenciosamente 

Equipe Biologist

Maquiagem - O que acontece se não tirarmos?

Você sempre tira a maquiagem antes de dormir? Todas as noites? Mesmo depois de um copo de vinho a mais? Ou quando você caiu no sono no sofá? Ou você simplesmente não conseguiu reunir a energia?

Você não está sozinho. Em uma pesquisa recente, um terço das mulheres interrogadas confessou ter dormido com sua maquiagem em pelo menos duas vezes por semana.