Da Criança ao Idoso

Muitas mudanças ocorrem conforme o envelhecimento de nossos corpos ocorre e algumas dessas mudanças são:
  • Perda da elasticidade da pele (rugas, perda de firmeza, ressecamento, facilidade de laceração), alterações dos cabelos (pelos faciais: diminuição em homens, aumento em mulheres), crescimento mais lento das unhas, atrofia das arteríolas epidérmicas.
  • Diminuição do reflexo de tosse, diminuição da remoção de muco, poeira, irritantes das vias aéreas (diminuição dos cílios), diminuição da capacidade vital (aumento do diâmetro torácico antero-posterior), aumento da rigidez da parede torácica, menos alvéolos, aumento da resistência das vias aéreas, maior risco de infecções respiratórias.
  • Espessamento das paredes dos vasos sanguíneos, estreitamento da luz dos vasos, perda da elasticidade dos vasos, menor débito cardíaco, diminuição do número de fibras musculares cardíacas, diminuição da elasticidade e calcificação das valvas cardíacas, diminuição da sensibilidade de barorreceptores, menor eficiência das valvas venosas, aumento da tensão vascular pulmonar, aumento da pressão arterial sistólica, diminuição da circulação periférica.
  • Doença periodontal, diminuição da saliva, secreções gástricas e enzimas pancreáticas, alterações da musculatura lisa com diminuição do peristaltismo esofágico e da motilidade do intestino delgado.
  • Diminuição da força e massa muscular, descalcificação de ossos, alterações articulares degenerativas, desidratação dos discos intervertebrais (diminuição da altura).
  • Degeneração de células nervosas, diminuição de neurotransmissores, diminuição da velocidade de condução de impulsos.
Um vídeo interessante é este aqui abaixo que mostra o envelhecimento em 40 segundos, sendo este dublado, e o original é de uma empresa de telefonia por se tratar de uma propaganda falando para não perder tempo.



Fonte: Blog Enfermagem Nossa Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário