Nutrição Parte I

Por definição
Nutrição é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais. Devido sua importância à sobrevivência de qualquer ser vivo, a nutrição faz parte do aprendizado durante grande parte do período de estudo básico e em nível secundário, assim como em muitos cursos de nível de graduação e pós-graduação, em áreas como medicina, enfermagem, biomedicina, farmácia, biologia, agronomia, zootecnia e nutrição entre outras. No domínio da saúde e medicina (e também veterinária), a nutrição é o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e doenças ou o bem-estar do homem ou dos animais.
 No caso de nós - humanos - nossa nutrição ocorre através da ingestão dos alimentos, isso em situações normais e naturais, relevando situações específicas aonde isto não é possível. Nos alimentos que ingerimos há todos os nutrientes necessários para a manutenção da vida e de nossa saúde e bem estar (Afinal estar doente não é algo agradável). Dentro do que ingerimos, todos os alimentos são divididos em três grupos principais:

Gorduras
Que são substâncias de composição química extremamente variável e que têm a particularidade de ser insolúveis(Não se diluem) na água. Suas funções são: a geração de energia para todas as atividades do corpo e servirem de veículo às vitaminas lipossolúveis (Se diluem apenas em gorduras) – A, D, E e K –, fornecerem ácidos graxos essenciais e contribuírem para a formação do tecido adiposo do organismo. Os ácidos graxos são a unidade estrutural das gorduras. 

Carboidratos
Os carboidratos são considerados as principais fontes alimentares para a produção de energia, além de exercer inúmeras funções metabólicas e estruturais no organismo. Dentre essas funções se destacam: Geração de energia como as gorduras, regulação do metabolismo proteico, poupando proteínas(Ou seja, em vez de usar as proteínas para gerar energia, é usado os carboidratos), necessários para o funcionamento normal do sistema nervoso central(Cérebro), o qual não armazena glicose e dessa forma necessita de um suprimento de glicose sanguínea e carboidratos como a celulose e outros que não são digeridos auxiliam na eliminação do bolo fecal.
Proteínas
As proteínas apresentam funções e estruturas diversificadas e são sintetizadas a partir de apenas 20 aminoácidos diferentes. Possuem muitas funções como : Reparar proteínas corpóreas gastas resultantes do contínuo desgaste natural que ocorre no organismo, constroem novos tecidos, fonte de calor e energia, contribuem para diversos fluídos e secreções corpóreas essenciais, como leite, esperma e muco, transportam substâncias, defendem o organismo contra corpos estranhos(nossos anticorpos)e exercem funções específicas sobre órgãos ou estruturas do organismo (hormônios).



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário