Cientistas geram camundongo a partir de dois pais - Técnica poderá salvar espécies em extinção e permitir que casais do mesmo sexo tenham filhos naturais

Pesquisadores americanos usaram células-tronco para gerar um camundongo a partir de dois machos, em uma operação que poderá preservar espécies ameaçadas de extinção, além de ajudar casais homossexuais a ter seus próprios filhos.
Segundo o estudo publicado nesta quarta-feira, na revista Biology of Reproduction, cientistas do Texas especializados em reprodução manipularam células-tronco provenientes de um feto macho (XY) de camundongo para produzir células-tronco pluripotentes induzidas (CPi). Essa células podem se transformar em qualquer tipo de tecido do corpo. Algumas células-tronco que foram obtidas desta forma perderam naturalmente seu cromossomo Y para se tornar uma célula do tipo XO (que carrega apenas o cromossomo X).

Essas células XO foram injetadas em embriões de um camundongo fêmea doadora e transplantados para uma outra fêmea que serviu de 'mãe de aluguel'.  Ela deu à luz filhotes fêmeas com um cromossomo X do pai que deu origem às CPi. As fêmeas cresceram e puderam cruzar com camundongos machos normais, gerando animais com material genético dos dois pais. O estudo foi conduzido por Richard R. Behringer, do Centro Anderson de Câncer.


Os pesquisadores declararam que com uma variação desta técnica "também será possível gerar esperma a partir de uma doadora e produzir machos viáveis e fêmeas através de duas mães", apesar do caminho para se aplicar isto a humanos ser longo.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário