Hora errada de comer reduz a fertilidade em moscas de frutas: estudo aponta a ligação Metabolismo Fertilidade


Nutricionistas vão dizer que não é saudável comer tarde da noite: é uma receita para o ganho de peso. Em moscas de fruta, pelo menos, outra consequência: a redução da fertilidade.

Essa é a conclusão de um novo estudo na "Cell Metabolism" por pesquisadores da Escola de Perelman de Medicina da Universidade da Pensilvânia, em que eles manipularam os ritmos circadianos¹ em moscas de fruta e medido o efeito sobre a postura de capacidade.



O autor principal Amita Sehgal, PhD, John Musser Herr Professor de Neurociência, realça, porém, o que é verdadeiro em moscas cultivadas em laboratório, não necessariamente se aplica para o ser humano, e qualquer possível ligação entre dieta e reprodução teria de ser testado de maneira independente.


"Eu não diria que comer na hora errada do dia faz as pessoas menos férteis, apesar de que é a implicação," diz Sehgal, que também é um investigador do Howard Hughes Medical Institute. "Eu diria que comer na hora errada do dia tem consequências nocivas para a fisiologia".

É tudo conectado


Muitos aspectos da biologia animal do ciclo ao longo de um dia. Sono e vigília, atividade e descanso, temperatura corporal e muito mais, Tudo flutuar em um padrão chamado um ritmo circadiano. Interrupção desses ritmos foi mostrada para afetar negativamente a fisiologia. Dos trabalhadores por turnos, por exemplo, muitas vezes sofrem de problemas psicológicos e metabólicos que colegas em horário normal não. Roedores com ritmo circadiano perturbado são mais propensos a desenvolver obesidade.

Por um tempo, explica Sehgal, pesquisadores acreditavam que animais tinham um relógio molecular mestre único, localizado no cérebro, que controlava a atividade em todo o corpo. Nos últimos anos, no entanto, eles passaram a entender que alguns órgãos individuais também têm seus próprios relógios independentes, como pessoas que usam um relógio de pulso e mantê-lo sincronizado com o relógio na Prefeitura da cidade.

O fígado de mamíferos é um órgão que tem seu próprio relógio independente. Em 2008, a equipe do Sehgal descobriu que o equivalente no fígado da mosca de fruta, é a gordura corporal, que tem seu próprio relógio, que controla a alimentação e o armazenamento de comida. Eles queriam saber o que aconteceria se o relógio de gordura corporal torna –se dessincronizado do relógio mestre no cérebro.

Dissociação de Relógios

Em primeiro lugar, sua equipe perguntou se os genes responsáveis pelo vôo são controlados especificamente pelo relógio de gordura corporal. Usando o gene chip microarrays, eles identificaram 81 genes relacionados ao metabolismo de lipídios e carboidratos, o sistema imunológico e reprodução que atendem a esses critérios.

Em seguida, os pesquisadores tentaram separar a gordura corporal e relógios centrais mantendo as moscas em constante escuridão (para eliminar efeitos de luz sobre esses relógios) e alimentá-los nos momentos em que elas normalmente não comem. Eles encontraram que os dois relógios poderiam ser dessincronizados: interromper os ciclos de alimentação dos animais alterou o ciclo de genes controlados pelo relógio de gordura corporal, mas não os regulamentados pelo relógio central propriamente dito.

Finalmente, a equipe dirigida as conseqüências funcionais desta desincronização, contaram o número de ovos das moscas depositadas sob diferentes condições. Moscas alimentadas no momento "certo" do dia depositavam cerca 8 ovos por dia, em comparação com cerca de 5 quando eles alimentados na hora "errada".

"A Desincronia Circadiana causadas por alimentação no momento 'errado' do dia leva a um defeito em sua capacidade de reprodução em geral," os autores escreveram.

A próxima pergunta para prosseguir, Sehgal diz, é encontrar o mecanismo molecular que controla este fenômeno: como a gordura corporal se comunica com os ovários? E, mais importante, este efeito é restrito para moscas de fruta, ou ocorra também em organismos superiores, incluindo os seres humanos?

A pesquisa foi financiada pelo:
-          Howard Hughes Medical Institute
-          National Institute of Neurological Disorders and Stroke
-          National Heart, Lung, and Blood Institute.

Outros autores incluem bolsistas de pós-doutorado como Penn Kanyan Xu, Justin R. DiAngelo e Michael E. Hughes, bem como John B. Hogenesch, professor de farmacologia

¹ Designa o período de aproximadamente um dia (24 horas) sobre o qual se baseia todo o ciclo biológico do corpo humano e de qualquer outro ser vivo, influenciado pela luz solar. O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília, passando pelo crescimento e pela renovação das células, assim como a subida ou descida da temperatura.


Fonte: Science Daily

Tradutora: Daphnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário