16 cavernas que parecem saídas da nossa imaginação

Essas cavernas impressionantes não fazem parte de um mundo de contos de fadas ou algum filme de terror. Elas podem ser encontrados em alguns dos lugares mais remotos do mundo, na Ásia, América do Norte e Europa, e ganharam formas inusitadas e belas principalmente ao interagirem por eras com a água.
Algumas destas cavernas se formam quando a água escoa para baixo através de fendas na rocha calcária. A rocha calcária se dissolve pouco a pouco, formando aberturas. Durante milhões de anos, essas aberturas, e o calcário deixado pelas gotas de água, podem formar as majestosas grutas que você vê aqui.
Outras cavernas foram formadas ao longo de milhões de anos, sendo gradualmente desgastadas pela água de lagos ou do mar.

Se você está pensando em correr para visitar uma delas, vá com calma. Embora algumas listadas abaixo estejam abertas ao público, como a Phraya Nakhon, na Tailândia, a maioria é aberta apenas para aventureiros radicais que precisam obter os seus passes com antecedência. Como você pode ver nas imagens abaixo, as pessoas que recebem a oportunidade de explorar estas belezas naturais estão munidas de vários equipamentos especiais.
Felizmente para nós, quase todas as expedições para as cavernas também levam junto fotógrafos profissionais. Suas sessões de fotos preciosas nos permitem aprender sobre esses lugares misteriosos da Terra que ainda estão praticamente intocados pela humanidade.

1. Son Doong Cave, Vietnã
1
1-
1--
A caverna Son Doong, no Vietnã, é a maior caverna conhecida atualmente no mundo. Ela está cheia de inúmeras maravilhas, incluindo ecossistemas isolados, sistemas climáticos e formações geológicas. Com pelo menos 4,5 quilômetros de extensão e chegando a 140 metros de altura em algumas partes, seu fim ainda não foi encontrado.
2. Cavernda de gelo perto do vulcão Mutnovsky, Rússia
2

2-
Cavernas de gelo como estas formam-se nas geleiras que cercam o vulcão Mutnovsky, na Rússia. Algumas delas são formadas por aberturas que liberam calor e gases chamados fumarolas vulcânicas.
3. Mina de Naica, México
3
3- 
As cavernas de minas de Naica, no México, são o lar de alguns dos maiores cristais já encontrados – as formações impressionantes, dignas do Super-Homem, chegam até 11 metros de comprimento e 4 metros de diâmetro. A Crystal Cave, onde estes cristais estão localizados, está fechada ao público por causa de sua profundidade, calor e outras questões. No entanto, uma abundância de imagens foram tiradas para documentar esta caverna de cristal monumental.
4. Caverna glacial de Vatnajokull, Islândia
4

4-
4--
 
Esta caverna está localizada no glacial Vatnajokull, na Islândia, a maior geleira da Europa. Cavernas como esta se formam devido ao derretimento da água congelada do glacial. Justamente por isso, podem ser bastante perigosas, já que as geleiras estão constantemente quebrando e mudando.
5. Cavernas Batu, Malásia
5
 
As Cavernas Batu, na Malásia, têm sido utilizadas por colonos chineses e ingleses, bem como o povo indígena Temuan. Os excrementos de morcego da caverna eram extraídos para fins agrícolas, porém atualmente o lugar está cheio de estátuas gigantescas. A boa notícia é que esta maravilha é aberta aos visitantes.
6. Cavernas de gelo Mendenhall, EUA
6
 
Esta caverna de gelo é parte da geleira de Mendenhall perto de Juneau, capital do Alasca. A caverna espetacular foi esculpida na geleira derretendo água gelada e a incidência da luz solar dá ao lugar um aspecto incrível. Devido às condições de constante mudança em geleiras, não está claro se esta caverna ainda estará por aqui por muito tempo.

9
9-
 
O rio Nam Lang atravessa a caverna Tham Lod, no norte da Tailândia. A caverna está cheia de belas estalactites e estalagmites e é o lar de centenas de milhares de andorinhões do Pacífico, que se adaptaram a passar parte de suas vidas em cavernas.
10. Caverna Kyaut Sae, Myanmar
10
 
Muito pouco se sabe sobre esta caverna em Kyaut Sae, em Myanmar, com excepção de que o interior foi equipado como um templo budista.
11. Cavernas de Mármore, Patagônia
11
11-
 
As Cavernas de Mármore da Patagônia são conhecidas pelos reflexos espetaculares que a água turquesa lança sobre o teto de mármore branco da caverna. Elas também são chamadas de a Catedral de Mármore por causa de suas belas formas e arqueamento característico.
12. Antelope Canyon, EUA
12
12-
 
O Antelope Canyon, no Arizona, foi esculpido por milhares de anos de vento e de inundações relâmpago recorrentes, razão pela qual suas paredes lisas parecem tão suaves e fluídas. Durante a temporada de monções do deserto, inundações perigosas podem ocorrer sem aviso prévio. Estas inundações tomaram as vidas de alguns turistas incautos.
13. Caverna Phraya Nakhon, Tailândia
13
13-
 
A caverna Phraya Nakhon, na Tailândia, era historicamente um lugar popular para visitas de reis locais por causa da iluminação proporcionada pelos telhados, que desabaram. O pavilhão no centro foi construído para a visita do Rei Chulalongkorn, em 1890.
14. Gruta de Ellison, EUA
14
 
Este é o fosso da Fantastic Cave, parte da Gruta de Ellison, no estado norte-americano da Geórgia. É uma atração popular para escaladores de fossos – aqueles aventureiros que gostam de rapel em quedas subterrâneas verticais.
15. Caverna Reed Flute, China
15
15-
 
A caverna Reed Flute, em Guangxi, na China, tem sido visitada por turistas há pelo menos 1.200 anos. A caverna é o lar de uma variedade espetacular de estalagmites e estalactites. Ela foi batizada “Flauta de Junco” por causa das plantas que crescem em sua boca, que podem ser transformadas em flautas.
Abismo Anhumas
abismo anhumas
abismo Anhumas 2
Abismo Anhumas 1

Considerada a maior caverna submersa do mundo, o Abismo Anhumas parece um colossal buraco que fica a 23km de Bonito-MS. É possível acessá-lo através de uma fenda através de 72 metros de descida vertical em rapel. A água é cristalina e muita gente pratica mergulho recreativo no local. Da superfície para baixo há mais 80m de profundidade.



Fonte: Hypescience

Um comentário:

  1. Muito interessante! Estou procurando imagens da Caverna Laang Spean, no Camboja, com sítios arqueológicos, a acabei encontrando essa interessante postagem! Parabéns! http://blogdoebook.blogspot.com.br/2014/07/quer-comprar-um-ebook-o-que-e-um-ebook.html

    ResponderExcluir