Glúten realmente é um vilão?

Indo sem glúten é a última moda destes dias. É a dieta de escolha para estrelas de Hollywood e preocupados com a saúde da mesma forma; corredores do supermercado são repletos de produtos divulgando sua falta de proteína elástica. Mas para muitas pessoas, com estilo de vida sem glúten pode fazer mais mal do que bem.

O que é Glúten afinal?

O glúten é uma pegajosa, proteína elástica encontrada em grãos como trigo, cevada, aveia, e centeio. Formado durante o processo de amassar, as cadeias de glúten criam uma matriz de armadilha de bolhas de dióxido de carbono produzido pela levedura de fermentação. Isto dá pão sua maciez, massa de pizza a sua elasticidade, e atua como um agente espessante em dezenas de produtos a partir de molho de salada de molho de soja. Mesmo a cerveja contém uma quantidade razoável.

O glúten é uma adição relativamente nova para a dieta humana. Para uma grande parte da evolução de nossa espécie, os seres humanos subsistiram principalmente em proteína animal complementado com frutas, legumes, nozes e sementes. Não era até o início do Neolítico ,a agricultura foi em torno de 9500 aC, e a transição para que começaram a consumir carboidratos e glúten na forma de grãos. Em termos evolutivos, podemos muito bem ter começado ontem. Mesma forma que os dentes continuam construídos para rasgar a carne e plantas, em vez de farinha processada, o nosso sistema digestivo ainda não é totalmente adaptado para lidar adequadamente carboidratos complexos (o mesmo vale para leite bovino - lactose) e não tem a capacidade de quebrar até ao fim as moléculas de glúten em seus aminoácidos componentes.

Para a maioria das pessoas, isso não é grande coisa. Mesmo que o corpo não processa totalmente o glúten ou lactose, nenhum mal veem dele e não é o pior para uso. Porém para um em sete americanos que sofre de uma sensibilidade ao de glúten, consumir, pode levar a problemas intestinais severos.

E mesmo que o desconforto é um passeio no parque, em comparação com o que acontece quando alguém que sofre de doença celíaca, - intolerância ao glúten-come o material. Para eles, qualquer quantidade da proteína irá desencadear uma resposta auto-imune massiva no intestino como defesas de ataque do gliadina do corpo, uma glicoproteína encontrada no glúten. Infelizmente, essa resposta também danifica as vilosidades do intestino delgado (vilosidades são as minúsculas estruturas que absorvem nutrientes de digestão dos alimentos) que, se não tratada, pode resultar em sintomas que vão desde diarréia, inchaço e dor abdominal para a síndrome do intestino irritável (SII ), úlceras intestinais, câncer intestinal, e uma série de deficiências nutricionais.



Uma vez considerada como uma doença rara que atinge digestiva talvez 1 em 10.000 pessoas em todo o mundo, a doença celíaca é agora considerada uma das doenças genéticas mais comuns no mundo ocidental pelo Centro de Pesquisa Celíaca Doenças da Universidade de Maryland. 

De acordo com um estudo de 2003 publicado na revista Archives of Internal Medicine doença celíaca afeta cerca de 1 em 133 pessoas nos Estados Unidos sozinho. Sendo uma doença hereditária, a doença celíaca é de família. Suas chances de ser diagnosticado com ele saltar de 1 em 133 a 1 em 39 se um primo, tia, ou tio; 1 em 22, se um membro de sua família imediata tem. Curiosamente, a doença celíaca é muito menos comum para os americanos do que Africanos, hispânicos, asiáticos e descendentes, apenas 1 em 236. Além do mais, esta doença tem mostrado uma tendência marcada para ocorrer em associação com a intolerância à lactose, bem como com diabetes tipo 1.



Não apenas um outro Dieta Atkins

Onde existe uma doença, há uma oportunidade de mercado. Como a doença celíaca ganhou notoriedade, um número crescente de pessoas começaram a se auto-diagnosticar como glúten sensível, e, consequentemente, adotaram estilos de vida sem glúten. Também foi apontado como panacéia nova era para uma série de doenças, incluindo enxaqueca e fibromialgia, embora haja poucos dados científicos para apoiar tais alegações. Indo sem glúten, a menos que recomendado por um médico, é uma chamada ruim de acordo com Carol M. Shilson, diretor-executivo do Centro de Pesquisa Celíaca Doenças.
"Não há nenhuma evidência científica de que é melhor para você, se você não tem doença celíaca, " Shilson disse ao Journal Sentinel. Na verdade, dada a dificuldade de nossos corpos têm de digerir o glúten, pois é, "é muito difícil voltar a uma dieta regular" após qualquer lapso prolongado no seu consumo. Heck, apenas eliminar o glúten em primeiro lugar é um desafio dado seu uso onipresente como um agente espessante. Consequentemente, a maior parte do benefício da perda de peso provocada por desistir de glúten é devido à dieta severamente restritiva deve-se seguir.

Como Mark DeMeo, MD, diretor de gastroenterologia e nutrição do Programa de Doenças Adulto celíaca no Rush University Medical Center, em Chicago contou Saúde da Mulher, " não há nada de mágico sobre a dieta livre de glúten, que vai ajudar você a perder peso."

Na verdade, isso pode ter o efeito oposto. Como Shelley Case, RD, autor da dieta sem glúten: Um Guia de Recursos abrangente e um consultivo membro do conselho médico para a Fundação da doença celíaca, explicou à Saúde da Mulher, sem glúten para manter assados juntos, os fabricantes de alimentos, muitas vezes, usar gorduras e açúcar em vez disso .

Isso significa que, caso continuou, indo sem glúten pode potencialmente aumentar o risco de desenvolver uma deficiência de micronutrientes, especialmente se você confiar em alimentos embalados , hiper- processados e embalados açúcar/gordura em vez dos estáveis e vitamina embalado - frutas frescas nutricionalmente , verduras e cereais sem glúten (como quinoa) você deve comer de qualquer maneira.

Enquanto não há nenhum meio confiável de testes para uma sensibilidade ao glúten, um simples exame de sangue pode determinar se alguém sofre de doença celíaca através da identificação de anticorpos anti- glúten específicos.

" Por se tratar de uma doença genética ao longo da vida, que pode ser transmitida , é importante para obter um diagnóstico adequado ", disse Shilson ." E você tem que estar comendo uma dieta regular ( com glúten) ou todos os testes de diagnóstico será invalidada ." E mesmo se os resultados forem positivos , uma biópsia intestinal pode ser necessário primeiro confirmá-la. Portanto, antes de começar estocando quinoa , certifique-se de falar com o seu médico. E a menos que o seu corpo tem uma sensibilidade genuína, pensar em limitar suas glúten em vez de substituí -los com o material que é ainda pior.

Fonte: GizModo

Nenhum comentário:

Postar um comentário