Tudo que queria saber sobre engenharia genética e ninguém deixou.. I

O que é engenharia genética?

Este texto é escrito de modo que você compreenda mesmo que já tenha
esquecido o que aprendeu sobre a genética. A descrição é tão simples quanto
possível (alguns detalhes de importância menor foram omitidos ou simplificados).

A substância da hereditariedade.

É o ADN, a substância da hereditariedade, que é manipulado pela engenharia genética - EG. O ADN contém um conjunto completo da informação que determina a estrutura e a função de um organismo vivo, seja ele uma bactéria, uma planta ou ser humano. O ADN é constituído por genes, que são encontrados por sua vez nos cromossomos no núcleo da célula.

Contém as instruções para criar todas as proteínas do corpo. As proteínas são moléculas verdadeiramente notáveis que podem ter muitas propriedades. Todos os tecidos do corpo são feitos principalmente das proteínas. Do mesmo modo, como todos os tipos de substâncias reguladoras, como enzimas, hormônios e substâncias de controle. Há proteínas que nos protegem das infecções, os anticorpos.

As propriedades de uma proteína são determinadas inteiramente por sua fórmula, que se define pela seqüência de seus blocos constituintes, os aminoácidos. O conjunto das palavras do código requeridas para descrever uma proteína é chamado um "gene" O sistema da ADN-proteína é uma solução engenhosa, simples e extremamente poderosa para criar todos os tipos de propriedades e de estruturas biológicas. Apenas variando a seqüência de palavras do código no ADN, inumeráveis variações de proteínas com propriedades muito díspares podem ser obtidas, suficiente gerar a enorme variedade da vida biológica.

Reprodução: recombinação natural da informação hereditária.

Com a reprodução, o ADN de dois pais é combinado. Isto pode ser descrito em uma maneira simplificada: Nas plantas e nos animais, o ADN não é apenas uma corda longa de "palavrascódigos". É dividido em um conjunto de cordas chamadas cromossomos. Geralmente, cada célula tem um conjunto duplo de cromossomos, um da mãe e outro do pai. Nas células germinais, as células envolvidas na reprodução, no entanto, há apenas um  conjunto. Na reprodução, os conjuntos da mãe e do pai juntam-se para criar uma célula embriônica com o dobro dos cromossomos. Esta célula embriônica divide-se em duas cópias idênticas. Essas continuam a se dividir e dessa maneira um organismo inteiro conterá conjuntos idênticos dos cromossomos (a razão porque os tecidos têm propriedades diferentes em partes diferentes do corpo deve-se à ativação de genes específicos neles).
Reprodução resumida em uma ilustração simples.
O ADN das plantas e dos animais contém centenas de milhões do "código-sílaba". Para representar o conjunto completo das informações de cada círculo abaixo corresponderia a aproximadamente 30 milhões de sílabas do código. Na ilustração abaixo, cada círculo representa 300 sílabas do código. Uma palavra de código, correspondendo a um aminoácido, contém três sílabas do código. Um gene contém em média aproximadamente 1000 palavras do código. Os genes são aproximadamente 3% de todo o ADN).

Continua....

Fonte: Physicians and Scientists for Responsible Application of
Science and Technology - A Global Network -

http://www.psrast.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário