O Ratel

Ficha Técnica

Nomes Populares: Ratel Africano e Honey Badger
Nome Científico: Mellivora capensis
Reino: Animalia
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Subfamília: Mellivorinae

Características
Comprimento de cerca de 90 cm mais 30 cm de cauda, garras afiadas e vive em tocas de 1,80 m de profundidade, de onde saem sete ou oito túneis.Ocorre na maioria da África e no Oeste e Sul da Ásia
Sobre ele

É a única espécie classificada no gênero Mellivora e na subfamília Mellivorinae. Parente próximo do texugo, o ratel africano é o maior dos mustelídeos depois do carcaju ou glutão, um animal feroz do extremo Norte. Como outros membros de sua família, o ratel é um lutador disposto a atacar quase qualquer animal. O ratel africano é baixo e corpulento, suas pernas são pesadas, curtas e curvas. s mandíbulas são fortes e os olhos pequenos e brilhantes. Os lábios carnudos às vezes parecem estar rindo. É um grande caçador de ratos. As três variedades principais, encontradas no Congo, na África oriental, e no sul da Índia, tem pelame preto lustroso. A variedade senegalesa tem uma mancha branca grande que lhe assenta como um capuz sobre a cabeça, os ombros e o pescoço.

O ratel africano caça à noite. Movimenta-se tratando, com o nariz voltado para o chão, farejando ratos, coelhos novos, caracóis ou lesmas. Como o texugo, gosta muito de mel. Ele é guiado por pássaro pequeno, chamado indicador, que lhe mostra o caminho até as colmeias feitas em árvores ocas. Ali, o ratel africano usa suas patas cujas garras funcionam como pás, cava os favos e lambe todo o mel, e o pássaro fica com as sobras.

Ataca e mata basicamente qualquer coisa que se movimente e demora apenas 15 minutos para comer uma cobra de 1,50m, ele possui um diferencial dos outros animais que é uma inteligência e facilidade para achar os pontos fracos dos oponentes rapidamente e assim obter sucesso na caça e na captura de suas presas, mas quando é defrontado por um outro macho da mesma espécie, ele comumente ataca primeiramente os testículos. 

Ele é um dos únicos animais que usam ferramentas, por exemplo uma pilha de toras como escada. Aparenta não ter critérios de seleção para aquilo que ataca, bastando estar no seu alcance visual (ou de ataque), comendo assim insetos, mamíferos, lagartos e répteis. Conseguindo até matar um crocodilo adulto.

Alguns Vídeos dele

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário