Sete Grandes Espécies de Felinos

Hoje, existem apenas sete espécies de felinos que sobreviveram do que era cerca de 25 milhões de anos atrás um grupo extremamente diversificado de grandes felinos carnívoros. Estas sete espécies de seres vivos são classificadas em três grupos que incluem a Panthera, Felis e Acinonyx. Cada espécie é bastante original e pode ser distinguida dos demais pela sua dimensão diferente do corpo, comportamento e aparência.

1.Tigre
O tigre (Panthera tigris) é o maior de todos os gatos. O tigre é uma das quatro espécies que pertencem ao gênero Pantera, mais conhecido como “gatos rugindo. Os tigres são animais solitários que preferem a capa da densa vegetação, um habitat em que se pode perseguir a sua presa. Sua escala, uma vez estendida por toda a Índia e sudeste da Ásia, desde o Mar Cáspio ao norte da China e da Sibéria. O revestimento do tigre é laranja com listras pretas e marcas brancas na face, tórax e inferior. Oito subespécies de tigres foram identificados, embora três dessas subespécies foram extintas desde 1950. As subespécies extintas incluem o Cáspio, Java, e os tigres de Bali.
2. Leão
O leão  é a segunda maior espécie de gato e como o tigre é um membro do gênero Panthera. Possui uma pelagem amarela, a juba varia de acordo com os hormônios, quanto mais escura a juba mais hormônios o macho tem sendo provavelmente o macho dominante. A cauda, com um tufo na ponta, além de servir para espantar moscas serve também para determinar seu humor, quando ela está para baixo significa q o leão está calmo, ja quando ela está movimentando rapidamente para os lados, o leão ja está bravo e prestes a atacar. O leão macho é facilmente reconhecido pela sua juba. No entanto, existe em Angola uma subespécie quase extinta, em que nenhum dos indivíduos possui juba. Seu peso varia entre as subespécies, num intervalo de 150 kg  a 250 kg, Hoje, os leões habitam as regiões de savana da África sub-saariana. Há também uma relíquia população de menos de 300 leões que vivem na floresta de Gir no noroeste da Índia.
3. Onça Pintada
A Onça Pintada é a  terceira maior espécie de gato, só leões e tigres são maiores, um adulto alcança até 2,60 m de comprimento, chegando a pesar em torno de 115 kg, embora, em média, os machos pesam 90 kg e as fêmeas 75 kg. A onça-pintada se espalhava, inicialmente, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Porém, seu território de ocupação diminuiu sensivelmente. Costuma ser encontrada em reservas florestais e matas cerradas do Brasil sendo a mesma um símbolo da fauna do nosso país.
4. Leopardo
O Leopardo é um dos quatro “grandes gatos” do gênero Panthera, medem de 1 a quase 2 m de comprimento, e pesam entre 30 e 70 kg,  Os leopardos são secretos e  principalmente são gatos solitários que habitam uma vasta gama de habitats, incluindo florestas de planície, savanas, montanhas, cerrados e desertos. O revestimento do leopardo tem uma cor de fundo claro, creme, amarelo na parte de baixo que escurece ligeiramente a laranja-marrom nas costas, manchas em preto adornam seus membros e cabeça.
5. Leopardo das Neves
O Leopardo das Neves é um felino que habita as grandes altitudes da Ásia central, principalmente o Tibete, o Nepal, a Índia, o Paquistão, o Himalaia  e o monte Everest. Pouco se sabe a respeito desse animal arredio e solitário, que raramente é visto por seres humanos.
Sua pelagem, uma das mais belas dentre todos os felinos, é macia e espessa, de pêlos longos e sedosos, com uma lanugem na base. Essa pelagem é útil para se esconder ou se camuflar na neve e caçar suas presas por emboscada. Sua alimentação consiste de aves, roedores como a marmota e a lebre, e pequenos mamíferos como o carneiro-selvagem.
6.  Puma
Também chamado de  cougar, jaguaruna, leão-baio, onça-parda, onça-vermelha , leão-da-montanha e suçuarana é um mamífero da família  felídeos nativo das Américas
Este felino grande e solitário tem a maior escala de distribuição do que qualquer outro mamífero selvagem no hemisfério ocidental, estendendo-se de Yukon no Canadá  ao Andes sulinos da América do Sul. Uma espécie adaptável, o Puma é encontrado  em qualquer região e tipo de habitat . É o segundo felino mais pesado , depois da onça-pintada, e o quarto mais pesado do mundo, depois do tigre, leão e onça-pintada,infelizmente, a caça e a destruição do habitat dizimaram suas populações e limitou sua gama de partes do oeste da América do Norte e uma pequena população na Flórida.
7. Guepardo
O Guepardo também conhecido como Chita, Leopardo-Caçador  ou Onça-Africana, (Acinonyx jubatus), é um animal da família dos felídeos , ainda que de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. É a única espécie vivente do gênero Acinonyx. Tendo como habitat  a savana, vive na África, Península Arábica e no sudoeste da Ásia.
Consegue atingir velocidades de 115 a 120 km/h, por curtos períodos de cada vez (ao fim de 400 metros de corrida), sendo o mais rápido de todos os animais terrestres, porém em uma certa ocasião, avistou-se um Guepardo que correu atrás de sua presa por 640 metros em 20 segundos, (medidos com um cronômetro), e 73 metros em aproximadamente 2 segundos. Os animais preferidos para se alimentar incluem as gazelas, gnus jovens, impalas e lebres que  também são rápidos e ágeis, por isso  pegar uma refeição os guepardos  devem ser rápidos.

Fonte: Blog Zé Variedades

Nenhum comentário:

Postar um comentário