Tomografia computadorizada ajuda a melhorar rebanhos de ovelhas




Tomografia computadorizada está sendo usada para melhorar a qualidade dos rebanhos de ovelhas britânicas.

As ovelhas sendo examinadas não estão doentes ou machucadas. Pelo contrário, estão em ótimo estado de saúde e os cientistas querem mais animais nessas condições. “O que estamos fazendo aqui é uma seleção, quase como uma seleção natural, só que acelerando esse processo e escolhendo as características mais importantes”, disse o cientista Kevin Sinclair, da Universidade de Nottingham.

Segundo ele, isso não é novidade, já que a domesticação de animais de fazenda ocorreu há dez mil anos e vem sendo feita desde então. A diferença agora são as novas tecnologias que permitem maior precisão. As imagens obtidas pela tomografia reúnem informações que os fazendeiros podem usar para melhorar todo seu rebanho.

Uma fazenda na Inglaterra já viu aumento de até dois quilos de lã por ovelha, mas o programa de tem objetivos também no campo de sustentabilidade. “Como fazendeiros, nós temos um dever nesse momento de produzir comida de forma mais eficiente, animais que cresçam mais rápido consumindo menos recursos do planeta” disse o fazendeiro Charles Sercombe.

Carneiros produzidos a partir da técnica também estão atingindo valores altos para procriação por causa de seus genes.

Fonte: BBC Brasil Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário