Cebola - Bom ou Ruim?

Todos costumam usar cebola para dar um sabor na comida, outros não gostam por que acham ardido, não gostam do sabor ou por que "choram" quando cortam/descascam as mesmas. Mas você sabe o que ela pode trazer de bom para o seu corpo? Imagino que não... Veja agora algumas informações que talvez façam você começar a ingerir um pouco, mesmo não gostando.



Aqui abaixo há uma tabela com as vitaminas existentes na cebola, e em seguida as caracteristicas de algumas dessas vitaminas...


Porém ela não possui apenas vitaminas...

COMPOSIÇÃO QUÍMICA 
 100 Gramas de Cebola Contém


Água, hidratos de carbono, sais
Calorias
 31,5
Glicídios
 5,6 g.
Proteínas
 1,6 g.
Gordura
 0,3 g.
Niacina
 0,360 mcg.


Vitaminas A
 2 mcg.
Vitamina B1      60 mcg.
Vitamina B2 
 45 mcg.
Vitamina B5 e
Vitamina C        9,7 mcg.
 


Potássio 
 27,2 mg.
Fósforo 
44 mg.
Cálcio 
32 mg.
Sódio 
36,4 mg.
Ferro  
 0,5 mg.
 
Silício, magnésio, cloro.

Mas isso pode não dizer nada não é? Mas veja algumas ações dela...

A cebola aumenta a produção do suco gástrico e, com isso, a sua capacidade de desinfecção e desintegração de albuminas. Aumenta também a formação de sucos intestinais, exterminando parasitas do intestino causadores de putrefações e de focos purulentos; estimula o desenvolvimento de colobacilos normais.
Mas não incita apenas a uma maior atividade das mucosas gastrintestinais, como também do fígado, vesícula e pâncreas, efeitos estes que equivalem aos que se exercem sobre as mencionadas mucosas e que também fomentam um melhor funcionamento digestivo. 

Algumas propriedades já cientificamente comprovadas são:

 
Mas esperem... ninguém aqui quer que coma  quilos e quilos de cebola diariamente, afinal tudo em excesso faz mal, e a cebola não está exclusa disso. Além do mais, como tudo na vida possui algumas contra-indicações.

Deve-se tomar cuidado pessoas com: acidez estomacal, tendência à formação de gases, estômagos delicados;

Devido a sua ação fibrinolítica, o médico deverá avaliar a conveniência do uso de extratos de cebola em casos de hemorragias ativas e quando se é usuário de anticoagulantes;

Em diabéticos, deve-se controlar a glicemia para ajustar as doses de insulina ou de antidiabéticos orais. 

Em doses altas: Pode agravar a hipercloridria(É uma perturbação da função secretória do estômago pelo aumento do ácido clorídrico no suco gástrico. ) e a flatulência intestinal;

Pode causar dermatite de contato. 

Fonte: Pesquisas Bio Biologist

4 comentários:

  1. estou comendo muitaaaaaaaaaaaa cebola na minha dieta de emagrecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh neh camila, espero que vc tenha lido que nada em exageiro eh bom. Principalmente essas dietas malucas, quer perder peso?! Faz uma educacao alimentar. bjos.

      Excluir
    2. Emagreceu ou continua gorda? depois de 4 anos

      Excluir
  2. Eu andava inchado e com problemas de digestão. Após ter resolvido consumir muita cebola crua, percebi já nos promeiros dias, uma sensível melhora intestinal, perca de peso bem como uma melhora na minha disposição geral. Agora, chego até a sentir a falta, se ficar muitos dias sem comê-la.

    ResponderExcluir