Etapas para Doação

1. Recepção

O candidato à doação informa seus dados (Nome, endereço completo, data de nascimento, nome dos pais e apresenta um documento de identidade) recepe um código que o acompanha durante todo o processo da doação. A atendente confere com o doador se os dados estão corretos, inclusive o CEP, para que o cartão de doador chegue em sua casa.

2. Teste de Anemia

Este exame é feito para verificar se o candidato à doação possui níveis de hemoglobina dentro do aceitável. Sendo abaico ou acima dos valores normais, o candidato é orientado a procurar os serviço de saúde. Pessoas com anemia não podem doar.

3. Sinais Vitais e Peso

São verificados o batimento cardíaco, pressão arterial e peso do candidato.

4. Triagem Clínica

O candidato responde a um entrevista confidencial, com o objetivo de avaliar se a doação pode trazer riscos para ele ou para o receptor. É fundamental responder corretamente às perguntas.

5. Voto de Auto-exclusão

O doador faz uma opção confidencial respondendo Sim ou Não à seguinte pergunta: 


"Você apresenta comportamento de risco para AIDS?".
 
Independente da resposta, o sangue será coletado e todos os testes serão realizados. Porém, se a resposta for sim, independente do resultado desses exames, a bolsa será descartada.

6. Coleta

Realização da coleta de sangue. São coletados cerca de 450ml de sangue em uma bolsa de uso único, estéril, sendo portanto a coleta de sangue totalmente segura.

7. Lanche

Após a doação, o doador recebe um lanche. É aconselhado tomar muito líquido neste dia.

8. Caminho da Bolsa até a Transfusão

Após a coleta, a bosla é encaminada para o fracionamento, onde será seprarada em até quatro componentes: hemácias, plasma plaquetas e crioprecipitado(fatores de coagulação):
 

Hemácias: São armazenadas em geladeiras a temperaturas entre 2 e 6 graus C por até 35 dias;

Plasma e o Crioprecipitado: são armazenados em freezeres a temperatura de 18 graus C negativos ou menos, durante um ano;

Plaquetas: Dependendo do tipo de plástico utilizado na fabricação da bolsa, podem ser armazenadas a temperatura ambiente entre 20 e 24 graus C, sob agitação constante, por 3 a 5 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário