'Escherichia coli' sobrecarrega hospitais alemães e chega a 22 mortes

Bactéria já deixou mais de 2 mil pessoas doentes na Europa.
Cientistas ainda não sabem ao certo a origem do micróbio

O número de mortos pela epidemia causada pela bactéria E.coli aumentou para 22, sendo 21 na Alemanha, segundo os últimos dados publicados no domingo pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), com sede em Estocolmo.

O último balanço registrava 19 pessoas falecidas, 18 na Alemanha e uma na Suécia.
Os países membros da União Europeia (UE) registraram 1.605 casos de contaminação pela Escherichia coli entero-hemorrágica (ECEH) – uma grave diarreia – e 658 casos apresentam sintomas da Síndrome Hemolítico-Urêmica (SHU) – que ataca os rins –, informou o ECDC.


A maior parte dos afetados estão na Alemanha, são 1.536 casos de ECEH e 627 de SHU. Em relação ao balanço de sábado, são 328 novos casos de ECEH e 107 de SHU. Nas últimas 24 horas, só foram registrados quatro novos casos de ECEH no Reino Unido e um na Dinamarca. Os outros foram todos na Alemanha.
Hospitais alemães estão sobrecarregados devido à 'E.coli' 
(Foto: Fabian Bimmer / Reuters)
Hospitais alemães estão sobrecarregados devido
à 'E.coli' (Foto: Fabian Bimmer / Reuters)
Os hospitais do país estão tendo dificuldades para lidar com o enorme fluxo de vítimas, disse o ministro da saúde, Daniel Bahr, no domingo. Em Hamburgo, epicentro do surto que começou há três semanas, os médicos têm dispensado pacientes com doenças menos graves, para poder atender às pessoas atingidas por uma cepa rara e extremamente tóxica da bactéria.

"Estamos enfrentando uma situação tensa em relação aos cuidados com os pacientes", disse Bahr ao jornal "Bild am Sonntag". Ele acrescentou que hospitais fora de Hamburgo podem ser utilizados para compensar a "falta de leitos" na segunda maior cidade da Alemanha.

Um porta-voz do hospital Regio Clinics, o maior hospital particular do estado de Schlewig-Holstein, que fica imediatamente ao norte de Hamburgo, disse que a crise estava usando os recursos até o limite.

"Todos os hospitais na região estão indo além dos seus limites", disse o porta-voz. "Podemos lidar com isso, mas alguns dos nossos pacientes precisam ser transferidos para outros hospitais, especialmente aqueles com SHU ou que precisam de diálise".

Ele acrescentou: "cirurgias para doenças não fatais estão sendo remarcadas. No entanto, parece que a situação está melhorando, já que agora temos apenas 60 pacientes que precisam ficar isolados, comparados com os 109 na sexta-feira".

Suspeitas
 
Autoridades alemãs estão correndo para rastrear a origem do patógeno. A principal suspeita é de que as pessoas tenham adoecido por comer alfaces, tomates, pepinos ou outros vegetais crus usados em saladas na Alemanha.

"Sou vegetariano, então isso me afeta muito", disse o motorista de táxi Wolfgang Roenisch. "Parei de comer pepinos, tomates e salada".

Mas Amin Najibi, dono de um pequeno restaurante, disse que ainda há alguns comedores de salada destemidos: "Ainda estamos servindo saladas, porém a procura diminuiu um pouco. Acho que as pessoas estão comendo normalmente".

Os cientistas estão seguindo uma série de teorias sobre onde a cepa da bactéria E.coli pode ter surgido. Especialistas disseram ao jornal "Welt am Sonntag" que ela pode ter se espalhado a partir de uma unidade de biogás. Durante o processo de fermentação de biogás, frequentemente novas bactérias se desenvolvem.

"Elas se cruzam e se fundem", disse Bern Schottdorf. "Até agora não foi pesquisado o que acontece depois disso".

No sábado, um microbiologista disse que as autoridades haviam identificado um restaurante na cidade Lübeck como um possível lugar onde a bactéria foi passada aos seres humanos. Pelo menos 17 pessoas infectadas com a E.coli haviam comido lá.

Broto de feijão engrossa a lista de alimentos suspeitos 
(Foto: AP)
Broto de feijão engrossa a lista de alimentos suspeitos (Foto: AP)

Mais suspeitas
 
O ministro da agricultura do estado da Baixa Saxônia, logo ao sul de Hamburgo, Gert Lindemann, disse neste domingo (5) que brotos de feijão cultivados localmente podem ser a "mais convincente" causa do surto mortal da bactéria.


Ele afirmou ainda que uma empresa na região de Uelzen tinha sido fechada e os resultados dos testes eram previstos para segunda-feira. "Havia uma trilha muito clara (para esta empresa) como a fonte da infecção", disse Lindemann em uma conferência transmitida pela N-TV. O ministro pediu que os consumidores do norte da Alemanha não comam nenhum tipo de broto.

Em comunicado, o ministério afirmou que os brotos de feijão da companhia foram entregues a restaurantes e empresas que prestam serviços de alimentação nos estados de Hamburgo, Schleswig-Holstein, Mecklenburgo-Pomerânia Ocidental, Hesse e Baixa Saxônia.

Fonte: G1

Um comentário:

  1. Estou tão feliz em compartilhar aqui este grande testemunho que estava diagnosticando câncer de cólon estágio IV. Eu estava procurando uma solução na Internet e miraculosamente encontrei a Dra. Itua, a poderosa herborista que cura inúmeras doenças como câncer de tiróide, câncer de útero, fibroide, angiopatia, ataxia, artrite, esclerose lateral amiotrófica, tumor cerebral, fibromialgia, toxicidade da fluoroquinolona, câncer de cabeça e pescoço, linfoma de Hodgkin.
    Câncer intestinal, Câncer de rim, Hpv, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos
    Linfoma não-Hodgkin, Câncer oral, Câncer do ovário, Câncer de sinusite, Hepatite A, B/C, Câncer de pele, Sarcoma de tecido mole, Câncer pancreático, Câncer de coluna, Câncer de estômago, Câncer de vagina, Câncer de vulva,
    Câncer de testículo, Doenças dos colchetes, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de garganta,
    Síndrome de Fibrodisplasia Esclerose Ossificante Progressiva, doença de Alzheimer, diarréia crônica, DPOC, doença de Parkinson, Als, mononucleose infecciosa, carcinoma adrenocortical. Assim, entrei em contato com ele com base nos testemunhos que estou vendo sobre ele na Internet. Eu também fui curado por ele. Por favor, contate-o hoje por e-mail, pois ele pode ajudá-lo... drituaherbalcenter@gmail.com e seus medicamentos à base de ervas definirão que você está livre de qualquer doença humana, tudo graças ao Dr. Itua por sua gentil ajuda em minha vida, seu número de celular Whatsapp. + 2348149277967

    ResponderExcluir