Mas afinal, o que é a célula?


A menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos, é a célula, um item conhecido por muitas pessoas, mas hoje, vamos ver até onde você já aprendeu sobre algo tão importante.

Começando pela sua composição:

Você já ouviu falar que ela é composta por três partes básicas, a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo, correto? Isso é uma visão macro sobre a sua composição, afinal quimicamente falando, o que seria tudo isso? A maior parte da célula – cerca de 75% à 85% de sua composição é água, 2% à 3% de sais inorgânicos e o restante 12% à 23% de substâncias orgânicas como carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucleicos, enzimas e vitaminas.

Então vamos começar de fora para dentro, conhecendo um pouco mais de cada estrutura, começando pela membrana plasmática. Apesar de cada tipo celular ter suas características mais adaptadas à função que exerce, vamos falar sobre o principal modelo apresentado.


Membrana Plasmática

A membrana é por definição, a estrutura que delimita a célula viva e é responsável pela divisão entre o meio intracelular (dentro da célula) e o meio extracelular (fora da célula). Sendo composta por uma bicamada fosfolipídica, proteínas e grupos de carboidratos. Mas o que exatamente tudo isso quer dizer?

Fonte: Site Brasil Escola


A membrana se trata de muro que limita, onde começa e onde termina a célula, e ao longo dele possui portões para entrada e saída de substâncias. Esse muro tem “tijolos” diferentes, que seria composto por duas camadas de um tipo específico de óleo chamado fosfolipídio. Você deve estar se perguntando por que usar esse tipo de tijolo é tão interessante para uma função como essa? Isso se dá pela característica deste, que o torna tão adequado para isso, eles possuem duas partes, uma hidrofílica e outra hidrofóbica, em outras palavras, uma parte que se dá muito bem com a água e outra que tem medo dela. A aparência é como o desenho representado abaixo, composto pela cabeça que gosta de água e a cauda que tem medo.

Fonte: Conecte Educação


A bicamada é feita como? As caudas se unem formando duas camadas, uma com as cabeças em contato com a parte externa da célula e a outra com a cabeça em contato com a parte interna da célula, e o “miolo” do seu tijolo é composto pelas caudas das duas camadas, como é ilustrado no esquema abaixo.


Fonte: Youtube - FAQ BIO


Como foi dito, esses são os tijolos que montam o nosso muro, mas ainda faltam os portões. Como dito anteriormente, nós já sabemos o que quer dizer a “bicamada fosfolipídica” e agora para os portões, nós vamos entrar nas proteínas. Ao longo da membrana, há proteínas integrais e periféricas, onde as primeiras, atravessam esta bicamada de lado a lado, tendo contato tanto com a o meio fora, como dentro da célula, já as periféricas, só tem contato com um dos lados, e estão apenas parcialmente inseridas nessa bicamada. Os nossos portões ao longo desses muros, são as proteínas integrais, também chamadas de proteínas transmembrana, já que é através delas que as substâncias entram e saem de dentro da célula.

Citoplasma

Agora que nós já entendemos e atravessamos o portão dos muros da célula, vamos conhecer um pouco o que temos dentro dela. Logo após entrarmos, caímos no meio aquoso dentro da célula, conhecido como citoplasma, onde a origem de desta palavra vem do grego Kytos, vaso ou célula e Plassos, molde, onde seja o que molda a célula, ou que lhe dá o formato, sendo basicamente o nome dado apenas ao espaço interno. Dentro deste espaço, está o citosol, também conhecido como hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática, que é o que nome do material de aspecto gelatinoso, formado basicamente por água em sua maior porção – cerca de 80% - e outros componentes, como proteínas, nutrientes, açucares, aminoácidos, íons, sais minerais entre outros.

Assim como a membrana plasmática possui diferentes apresentações de acordo com a especialização e tipo celular que estamos estudando, o citosol também possui diferenças de acordo com o tipo celular, aqui estamos apresentando apenas de forma geral, sem entrar em funções específicas.

E dentro desse citoplasma, no citosol é onde nós encontramos as organelas, que podem ser comparadas aos órgãos para que um corpo funcione, engrenagens de uma máquina, ou mesmo pegando o gancho dos nossos muros, são cada um dos componentes para que nossa pequena cidade microscópica funcione, onde cada organela tem a sua função para que mantenha o sistema inteiro funcionando. Elas possuem funções específicas e vitais para o funcionamento de nossas células.

Mitocôndria – Responsável pela respiração da célula e produção de energia, ou seja, em nossa cidade seria quem produz a energia que faz todo o restante trabalhar, como nossas companhias de energia elétrica.

Vacúolos – Responsáveis pela reserva energética e armazenamento de substâncias, ou seja, esse seriam as baterias para guardar a energia que foi produzida, mas ainda não foi usada, sendo guardada para uso posterior. Porém, esta organela, não é uma só e sim várias pelo citoplasma, uma parte vai ter essa função e outra vai ser como um supermercado ou uma dispensa, onde as substâncias que foram produzidas dentro de nossos muros, ou mesmo vindas do meio extracelular, serão guardadas para uso na célula.

Peroxissomo – Responsável pelo armazenamento de enzimas, onde estes seriam as nossas farmácias, onde guardam essas substancias específicas que funcionam como catalisadores das reações químicas que ocorrem dentro da célula.

Centríolos – Auxilia a divisão celular (mitose e meiose), onde estes seriam as nossas construtoras, quebrando os muros e portões para fazer a divisão e gerar novas células.

Lisossomos – Responsável pela digestão celular, seriam nosso centro de reciclagem, onde pegam moléculas e/ou substâncias grandes e quebram em moléculas pequenas, onde são distribuídas para onde seja necessário determinado componente, ou direcionamento para o armazenamento da substancia.

Retículo Endoplasmático Liso – Responsável pela produção de lipídios, uma de nossas fábricas para manutenção de tudo funcionando, bem como consertos necessários em nossos muros.

Retículo Endoplasmático Rugoso – Responsável pela produção de proteínas, visto que é um retículo como o Liso, porém com ribossomos associados, sendo outra de nossas fábricas.

Ribossomos – Responsável pela produção de proteínas, seriam nossas fábricas, só que mais distantes do centro de nossa cidade, onde a informação demora um pouco mais para chegar, deixando assim o Reticulo Endoplasmático Rugoso, com uma produção mais eficiente.

Aparelho de Golgi ou Complexo de Golgi – Responsável pelo armazenamento, transformação e exportação de substâncias na célula, sendo de forma resumida as três funções da seguinte forma: Nosso galpão para armazenar as encomendas, uma pequena fábrica e nossa central de despacho, como os correios.

Por exemplo: Nosso galpão recebe proteínas que o Reticulo produziu, e primeiramente é armazenado, conforme vai chegando estas encomendas. Depois disso, começa a preparação para o envio, onde passa por uma pequena fábrica que irá colocar detalhes e melhorar aquela mercadoria, colocando por exemplo açúcar, dobrando ou enrolando estas proteínas, antes de manda-las para a central dos correios, onde essa agora é empacotada e enviada. Onde este envio pode ser para dentro ou para fora da célula.

Núcleo

O núcleo seria a administração central da nossa pequena cidade, onde todos os comandos saem e o que coordena todo o funcionamento, seria como a nossa prefeitura. E tem uma estrutura bem definida em células eucariontes – que possuem esta estrutura - , uma vez que o que difere as eucariontes das procariontes, é exatamente a presença desta estrutura para guardar o material genético em vez de deixa-lo livre no citosol.

Núcleo – É o espaço delimitado pela carioteca, assim como o citoplasma.

Carioteca – Seria as paredes de nossa prefeitura, assim como a membrana plasmática delimita a célula, a carioteca delimita o núcleo e o separa do citoplasma. E uma particularidade é que estava membrana se comunica diretamente com o retículo endoplasmático rugoso. Sua função é diretamente ligada a proteção do DNA e RNA que está guardado em seu interior.

Nucleoplasma – Seria o meio aquoso, onde ficam os componentes que estão dentro do núcleo, rico em moléculas necessárias para as funções nucleares, de produção e transporte.

Cromatina – Seria o escritório central, onde fica o DNA associado com proteínas. E este DNA é o responsável pelas “receitas” de todas as fábricas, sendo armazenado aqui e enviado apenas cópias para que cada componente produza corretamente.

Nucléolo – Seria um escritório específico para proteínas, visto que ele é responsável pelas receitas e produções dos RNA’s ribossômicos, e posteriormente são encaminhados para os ribossomos do citosol e o retículo endoplasmático rugoso para as produções proteicas da célula.

Curiosidades
  • Existe uma célula visível a olho nu que vemos diariamente, o ovo!
  • As células vegetais, possuem todos os componentes expostos nesse artigo, porém possuem duas estruturas muito diferentes e encontradas apenas nelas: Cloroplasto, que é responsável pela fotossíntese, e a parede celular, que é uma estrutura rígida junto com a membrana plasmática.
  • Há especializações de membrana plasmática, como as microvilosidades, que são dobras e alongamentos da membrana para aumentar a superfície de contato em regiões como as paredes do seu intestino e assim aumentar a eficiência da absorção de nutrientes.
By Nepenthes

Nenhum comentário:

Postar um comentário