Descoberta da primeira Aranha Vegetariana

Espécie rouba minúsculos pedaços de plantas de formigas que vivem em árvores!

Foto por Reprodução
A Bagheera kiplingi é a única das cerca de 4.000 espécies de aranhas conhecidas que sobrevive baseada numa alimentação herbívora.


Um grupo de estudiosos americanos descobriu a primeira espécie de aranha vegetariana do mundo, que rouba alimentos de formigas localizadas em árvores.

A Bagheera kiplingi é a única das cerca de 4.000 espécies de aranhas conhecidas que sobrevive baseada numa alimentação herbívora. Ela é do tamanho de um dedo polegar e foi identificada pela primeira vez em 1896. Recentemente. houve a revelação de que 90% de sua dieta é composta for folhas.

O animal vive principalmente em árvores de acácia no México e na Costa Rica e apresenta uma maneira diferente de obter alimentos. Enquanto as aranhas comuns fazem teias para caçar ou atacam sua presa de maneira direta, a espécie vegetariana costuma roubar pedaços minúsculos de plantas de formigas.

Christopher Meehan, da Universidade do Arizona, e seus colegas analisaram a estrutura química do corpo das aranhas a fim de identificar a fonte de seu alimento. Oswald Schmitz, um especialista da aranha na Universidade de Yale, disse à revista americana The Scientist que essa dieta vegetariana é positiva para esses animais.

- É muito complicado para as aranhas por que o sucesso durante a captura de outros animais como alimentos é bastante baixo.

Meehan conta que uma dieta vegetariana pode também incentivar as aranhas a ter uma cooperação territorial porque famílias inteiras partilham os ninhos onde estão as folhas e os machos defendem esses locais de ataques de formigas.

Fonte: Biologia ao extremo

Nenhum comentário:

Postar um comentário