Orquídea recebe proteção policial na Grã-Bretanha

Um dos últimos exemplares da planta atrai a cobiça de colecionadores.

Policiais para proteger uma planta? Faz sentido, já que essa orquídea é um dos últimos exemplares selvagens e colecionadores estão dispostos a pagar preços de “chifre de rinoceronte” por suas flores.

Essa é a situação da orquídea Cypripedium calceolus. Existem apenas algumas flores silvestres da Grã-Bretanha após décadas de perda de hábitat por causa do desenvolvimento imobiliário e da coleta de exemplares por colecionadores de orquídeas. O último exemplo de floração da planta em estado selvagem na Grã-Bretanha está no Silverdale Golf Club, em Carnforth, onde é visitada por centenas de entusiastas de planta a cada ano. A polícia britânica intensificou a proteção dessa espécie, pois já ocorreram duas tentativas de roubo.

Em 2004, um colecionador tentou arrancar a orquídea, mas escapou com apenas pequena parte. Em junho passado, outro ladrão cortou um grande segmento da planta, deixando para trás apenas seis flores.

A polícia de Lancashire não vai permitir isso novamente. As medidas de segurança criadas para proteger a planta incluem patrulhas a pé e uma etiqueta de segurança química que ajuda a identificar eventuais cortes. O departamento de polícia criou um sistema de circuito fechado de TV 24 horas de para acompanhar a planta, a um custo de £ 5 mil (US$ 7.450).

Como essa planta é muito rara no Reino Unido, nunca ocorreu a polinização natural. A propagação deve ser realizada manualmente, uma tarefa extremamente delicada. A planta ainda existe em estado selvagem na Europa continental, mas as espécies não suportam bem um transplante, fazendo com que as tentativas de importação para o Reino Unido sejam impossíveis.

Duncan Thomas, oficial de fauna silvestre na força policial de Lancashire, disse ao Daily Telegraph que “essa espécie de orquídea é extremamente importante, tendo sobrevivido por mais de uma centena de anos, quando a espécie foi considerada extinta no Reino Unido". As pessoas viajam de todos os cantos do país, em quase uma peregrinação para ver a flor dessa planta.

Todas as tentativas disseminar orquídeas que crescem em estado selvagem na Grã-Bretanha até agora falharam, apesar de cortes exatos e da criação em estufas.
 

Fonte: Scientific American

Nenhum comentário:

Postar um comentário