Tudo que queria saber sobre engenharia genética e ninguém deixou.. IV

Uma introdução simples à engenharia genética.

Sobre os genes

Os genes estão no cerne da vida. Juntos constituem o mapa de um organismo. Na linguagem computacional eles são o programa mestre da vida. Decidem todas as propriedades e todas as potencialidades de um organismo.

Em termos biológicos este programa mestre é a essência da hereditariedade, o cromossoma. É constituído por cadeias das chamadas moléculas de ADN que carregam "as palavras código" ou instruções do programa mestre. Há um jogo idêntico deste programa mestre em cada célula. Por exemplo, uma planta de milho tem aproximadamente um bilhão de células, cada uma com um jogo deste programa mestre. Em partes diferentes das plantas, partes diferentes do programa estão ativas, criando estruturas diferentes como as folhas, sementes
e a raiz. A célula é como uma enorme rede de computador, muito maior do que qualquer criação humana. A ciência tem uma compreensão muito incompleta como estes bilhões dos programas mestres podem cooperar numa maneira muito harmoniosa e eficazmente coordenada.

Engenharia genética

Engenharia genética significa a manipulação deste programa mestre. Os genes, geralmente de espécies totalmente diferentes, são introduzidos "no programa mestre " uns dos outros. Os genes, por exemplo, de peixes, escorpiões, bactérias e s vírus foram introduzidos em plantas alimentícias pelos projetos da engenharia genética.

O método da engenharia genética é tão primitivo que é impossível se decidir de antemão onde os genes introduzidos se situarão no programa mestre. O efeito de um gene é extremamente dependente das propriedades de seus genes vizinhos. Esta é uma das muitas razões porque o resultado da inserção artificial do gene (engenharia genética) é impredizível. É um fato científico estabelecido que tal manipulação pode, no pior dos casos, conduzir à criação de substâncias prejudiciais, assim como outros distúrbios inesperados.

O conhecimento sobre genes é muito incompleto

O conhecimento sobre o programa mestre é ainda muito incompleto. Realmente somente 2 a 3 por cento deles são assim chamados de genes. Suas funções são razoavelmente bem conhecidas. A função e a finalidade dos 97 a 98 por cento restantes são pouco sabidas.
Da genética sabe-se bem que mudar apenas uma pequena palavra de código no programa mestre pode significar a diferença entre a saúde e uma doença hereditária mortal. Os genes são muito poderosos. Não é uma coincidência que grande parte dos membros da Physicians and Scientists for Responsible Application of Science and Technology, é de peritos em computadores. Eles sabem que a adição de apenas uma "sílaba do  código" (código binário) pode ser desastrosa em um programa de computador. A inserção aleatória dos genes, como feita na engenharia genética, não adiciona apenas uma sílaba, mas muitos milhares de silabas no código. É óbvio a um cientista de computador ser absolutamente vital dominar completamente o programa a fim poder fazer uma mudança útil de maneira confiável. Por alguma razão obscura, isto não é infelizmente óbvio aos investigadores da biotecnologia.
 
Estão manipulando genes embora estejam muito longe de dominar o "programa genético".
Sabe-se muito pouco para justificar o uso comercial Achamos irresponsabilidade usar a engenharia genética para finalidades comerciais neste estágio do conhecimento muito incompleto sobre os seus efeitos. Especialmente quando substâncias prejudiciais podem ser geradas. Também, pouco é sabido do que os genes manipulados liberados na natureza podem fazer ao meio ambiente.

Conclusão

É um fato inegável que a ciência sabe pouco sobre os efeitos da engenharia genética para poder predizer e dominar as conseqüências. Logo, a engenharia genética tem que ser confinada aos laboratórios fechados até que a ciência saiba o que está fazendo. Usando-a para alimentos, neste estágio, significa um risco inevitável para efeitos inesperados e potencial prejudicial para a saúde humana e o meio-ambiente.

Continua...

Fonte: Physicians and Scientists for Responsible Application of
Science and Technology - A Global Network -

http://www.psrast.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário